A indústria da Convergência e a internet das coisas
João Pessoa,
14 e 15 de Dezembro

Startup 'Professores de Plantão' aproxima professores e estudantes para aulas online

Uma ferramenta que aproxime professores e alunos, em tempo real. Este é o principal produto oferecido pela startup “Professores de Plantão” - http://www.professoresdeplantao.com.br/, uma das selecionadas para a Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0, na próxima semana. A ideia surgiu de uma situação real enfrentada por uma das sócias, quando estava estudando para uma prova e precisava de um professor, mas não encontrava de modo fácil. O “Professores de Plantão” é uma plataforma que coloca em contato tutores e estudantes para a realização de aulas particulares online de diversas matérias.

É muito legal poder ajudar uma pessoa desesperada para passar na prova e depois ela ir bem nesta prova porque contou com a ajuda do Professores de Plantão”, diz Erica Lais Hoeveler, uma das sócias do empreendimento.

No começo, uma das principais dificuldades referiu-se à captação de clientes. A estratégia adotada não funcionou. Mas, rapidamente, a equipe conseguiu adaptar-se e desenhar novos caminhos para conseguir firmar-se no mercado.

Na verdade imagino que seja um conjunto de fatores, que inclui inteligência, persistência, e velocidade de mudar, adaptar, e saber o ponto onde parar. Em outras palavras, encontrar o equilíbrio entre a persistência em fazer dar certo e a escolha de mudar uma abordagem, ou podemos chamar de um otimismo realista, é fundamental”, avaliou.

Erica acredita que, mesmo crescendo o número de empreendedores no Brasil, o mais importante é a qualidade destes empreendedores que, segundo ela, vem melhorando, assim como todo o ecossistema ao redor destes empreendedores, como aceleradoras, eventos, treinamentos, opções de financiamento, investidores, etc. “A chance de termos um país com mais empresas que deram certo é maior e contribui para o crescimento da economia brasileira”, analisa.

Sobre a competição de startups na programação da Brasil-Canadá 3.0, Erica espera ter a visão de como são os empreendedores e o empreendedorismo em um país de primeiro mundo, além da possibilidade de divulgar o negócio, receber feedbacks de empresas participantes tanto brasileiras quanto canadenses e fazer networking. “O fundamental é ter persistência, ser otimista porém realista e ouvir as pessoas”, finalizou.

Sobre a conferência - A conferência Brasil-Canadá 3.0 é uma realização do Governo do Estado da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores master a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Governo do Canadá e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR). A edição deste ano acontecerá mais uma vez na Paraíba nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no polo Cabo Branco, em João Pessoa.

A Conferência reunirá Governo, Pesquisadores e Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento e inovação. O título desta edição será “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”.

Ascom