A indústria da Convergência e a internet das coisas
João Pessoa,
14 e 15 de Dezembro

Startup CargoBR compartilha experiências e sustentabilidade em transportes de carga

A experiência de estabelecer comunicação e logística no transporte de cargas em todo o Brasil será apresentada na Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0 pela startup CargoBR - https://cargobr.com -, uma das que participa da competição de startups brasileiras e canadenses. O objetivo do empreendimento é reduzir a ociosidade nos caminhões e promover a sustentabilidade a partir desta iniciativa.

A CargoBR surgiu após verificarmos que cerca de 46% dos caminhões brasileiros trafegam vazios, o que significa que de dois caminhões que você vê rodando, um provavelmente não carrega nenhuma carga. Esse número é bem maior do que nos EUA e na Europa, onde a taxa de ociosidade não ultrapassa os 15%”, explica o empreendedor Ricardo Iguchi.

Atualmente, a empresa providencia transporte para 630 embarcadores através de 240 transportadoras pré-qualificadas. Atendem todo o Brasil com diversos perfis de carga, incluindo o transporte com caminhões dedicados e a carga fracionada.

O que não faltam são obstáculos, que tentamos, em todo momento, transformar em oportunidades”, disse Iguchi. “Na minha opinião, o mais importante é conseguir montar um bom time, que acredite no projeto e tenha capacidade de transformar uma ideia em realidade”, completou.

Sobre o mercado de startups, ele acredita que, por se tratar de algo novo, é algo que ainda precisa de muita maturação. “Tanto os empreendedores quanto os investidores ainda estão aprendendo a fazer negócios no Brasil, onde esbarram em uma carga tributária enorme, nos altos custos de contratação e na burocracia. No entanto, o futuro, sem dúvidas, é muito promissor. O Brasil possui uma grande massa de usuários carente de serviços, além de possuir deficiências em praticamente todos os setores, da agricultura ao aéreo. Isso é um terreno extremamente fértil para startups se desenvolverem e criarem soluções para esses problemas”, analisou.

A conferência Brasil-Canadá 3.0 é uma realização do Governo do Estado da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores master a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC)Governo do Canadá e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR). A edição deste ano acontecerá mais uma vez na Paraíba nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no polo Cabo Branco, em João Pessoa.

A Conferência reunirá Governo, Pesquisadores e Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento e inovação. O título desta edição será “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”.

Ascom