A indústria da Convergência e a internet das coisas
João Pessoa,
14 e 15 de Dezembro

Especialista canadense defende a interação entre Academia e Indústria

O pesquisador canadense Sidney Fels, que participou da primeira Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0, no ano passado, estará de volta ao Brasil para a nova edição do evento, que acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, em João Pessoa-PB. Segundo ele, as expectativas são no sentido de retomar contatos feitos ano passado e verificar o progresso de alguns projetos idealizados naquela ocasião.

O evento vai envolver segmentos do governo, academia e indústria de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Na opinião de Sidney Fels, que admite não ter interagido com a sociedade civil tanto quanto com os demais setores, a edição deste ano pode ser uma boa oportunidade para se entender como o envolvimento da sociedade civil pode desempenhar um papel de maior impacto nos resultados.

Com o tema "Processos Criativos na Indústria de Convergência: Oportunidades e desafios para a produção de conteúdo digital", a conferência terá a participação do canadense na condição de painelista, em que abordará os progressos substanciais dos pesquisadores nos últimos anos nessas áreas. “Uma área que provavelmente será nova são os números de empresas que evoluíram a partir de pesquisas no Canadá. Iremos discutir alguns destes resultados e as novas oportunidades que surgiram”, finalizou.

Sidney Fels participa do painel “Mobilizing Academic and Industry Partnerships: The Canadian Networks of Centres of Excellence Program”, mediado pela secretária executiva de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Francilene Garcia, e que conta com a participação de outro canadense, o professor Kellogg Booth.

Também estará no painel “Seizing the Opportunity: Mobile Enterprise Tools and Systems”, mediado pelo secretário nacional de telecomunicações, Maximiliano Martinhão, e que conta também com a participação de nomes como Júnia Anacleto (UFSCAR), Paulo Hecht (Agilecraft Inc.) e Demian Borba da Blackberry.

A conferência Brasil-Canadá 3.0 é uma realização do Governo do Estado da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores master a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC)Governo do Canadá e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR). A edição deste ano acontecerá mais uma vez na Paraíba nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no polo Cabo Branco, em João Pessoa.

A Conferência reunirá Governo, Pesquisadores e Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento e inovação. O título desta edição será “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”.

Ascom