A indústria da Convergência e a internet das coisas
João Pessoa,
14 e 15 de Dezembro

Pai da Internet brasileira renova participação na Brasil-Canadá 3.0

A Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0 repete o feito da edição do ano passado e traz a João Pessoa o engenheiro eletricista Demi Getschko, considerado o “pai” da internet no Brasil. Getschko, que é conselheiro do Comitê Gestor de Internet no país (CGI.br) e diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br), participa do evento como palestrante, abordando o tema “O sentido Darwiniano da rede e os processos criativos em ambiente livre e neutro”.

Demi chega à Paraíba, envolto a discussão sobre o Marco Civil da Internet, que recentemente em audiência pública no Congresso sustentou que o Marco Civil é uma 'vacina para o futuro'.  E garantiu: "Não há nada de errado sendo feito na Rede agora no Brasil".

Trecho incluído de última hora no projeto do Marco Civil da Internet a pedido da presidente Dilma Rousseff suscita críticas mesmo entre quem a apoia no embate com as empresas de telefonia e provedores de conexão em outros pontos da proposta, ainda sem data para ser votada pela Câmara dos Deputados. Trata-se do item que permite ao governo, por meio de decreto, obrigar as empresas a terem datacenters no Brasil para armazenar dados dos internautas.

“O fato de você ter os dados no país aumenta a possibilidade de investigação sobre ele [o internauta], mas não aumenta a garantia de privacidade. O cidadão pode ser mais vigiado pelo nosso governo além do que ele já é no geral”, finaliza Getschko.

A conferência Brasil-Canadá 3.0 é uma realização do Governo do Estado da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores master a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-CanadáGoverno do Canadá e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR). A edição deste ano acontecerá mais uma vez na Paraíba nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no polo Cabo Branco, em João Pessoa.

A Conferência reunirá Governo, Pesquisadores e Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento e inovação. O título desta edição será “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”.

Ascom