A indústria da Convergência e a internet das coisas
João Pessoa,
14 e 15 de Dezembro

Ministério da Educação traz stand, painel e oficina para participantes da BR 3.0

A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação confirmou a participação na Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0, no início de dezembro, em João Pessoa. Além de um stand, a SEB também ministrará um painel e uma oficina para 200 participantes, sobretudo professores.

O painel terá como tema principal o Plano Nacional de Conteúdos e Mídias Digitais do MEC, e será apresentado pela diretora de formulação de conteúdos educacionais, Monica Gardelli, e pelo Coordenador da CGMID, Edgard Rebouças, em parceria com integrantes da National Film Board of Canada, referência em produção de conteúdos interativos, webdocs não lineares e animação.

A oficina, sobre produção de conteúdos educativos digitais, tratará de quatro temas: “Como produzir?”, com a equipe da TV Escola; “Como interagir?”, com a equipe do Portal do Professor; “Como Formar?”, sobre o e-proinfo e “Como utilizar?”, sobre o programa Salto para o Futuro. Esta divisão permitirá que cada participante confira como são desenvolvidos os conteúdos de cada um dos projetos.

A TV Escola é o canal do Ministério da Educação, com programas voltados para alunos, professores e a todos os interessados em aprender. O Salto para o Futuro é um programa semanal da TV Escola que discute os desafios da educação, permitindo que professores de todo o país participem de um debate ao vivo por meio de vídeos e das redes sociais. O ‘Salto...’ irá falar sobre as tecnologias em sala de aula e focará sua oficina em como utilizar o programa na formação dos professores.

No Portal do Professor o educador pode produzir e compartilhar aulas, além de acessar uma coleção de materiais didáticos. Neste espaço, os participantes poderão entender como interagir com plataformas de conteúdos educativos digitais.

O e-ProInfo é um ambiente colaborativo de aprendizagem com fóruns, oficinas e cursos online voltados para a formação continuada do professor. Sua oficina estará centrada na formação de educadores.

A conferência Brasil-Canadá 3.0 é uma realização do Governo do Estado da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores master a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-CanadáGoverno do Canadá e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR). A edição deste ano acontecerá mais uma vez na Paraíba nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no polo Cabo Branco, em João Pessoa.

A Conferência reunirá Governo, Pesquisadores e Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento e inovação. O título desta edição será “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”.

Ascom