A indústria da Convergência e a internet das coisas
João Pessoa,
14 e 15 de Dezembro

Oficinas paralelas estão entre as novidades da Brasil-Canadá 3.0

Com foco no tema “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”, a nova edição da Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0 apresenta uma novidade para este ano: a realização de oficinas paralelas reunindo o pessoal de mídia alternativa, estudantes e professores de diversos lugares, para interagir e trocar ideias.

Uma das oficinas já confirmadas é promovida pela TV Escola, e acontece no dia 4 de dezembro, véspera da abertura oficial da Conferência em João Pessoa. “Tem muita gente nas universidades, nos institutos de ensino tecnológico, sobretudo no interior dos estados, produzindo conhecimento em tecnologia. E a intenção é reunir essas pessoas, não apenas para aprender com o modelo canadense, mas também para mostrar que não apenas consumimos, mas também podemos competir em produção tecnológica”, disse Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), entidade diretamente ligada à organização do evento.

A programação da conferencia internacional Brasil-Canadá 3.0 está organizada segundo a estrutura de oficinas, painéis, palestras, coffee-posters e expo de empresas. O evento nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa.

As oficinas propiciam a integração de pequenos grupos para treinamento, capacitação ou troca de experiência. Já o painel se trata da realização de debates feitos por especialistas, a respeito de uma determinada temática, agregando diferentes pontos de vista num discurso interativo. Alternando as oficinas e painéis, a programação trará ainda algumas palestras, proferidas por personalidades da área.

A conferência ainda vai trazer coffee-posters, que consistem em exposições, no Hall do Café, de projetos desenvolvidos pela Academia com impacto no tema da Brasil 3.0, bem como proporcionará expo de empresas na divulgação de projetos inovadores, seja em fase de produção ou já em desenvolvimento. Ambas são consideradas excelentes oportunidades para networking.

A Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0 é um evento coordenado pelo Comitê-Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) e Governo da Paraíba, com a participação de um grupo técnico responsável por definições estratégias e preparação da programação.

Além disso, um comitê organizador local cuidará da logística, captação de recursos e infraestrutura local para a realização do evento. Deste comitê, participam Claudio Furtado (FAPESQ), Francilene Garcia (SERHMACT), Krol Janio (CODATA), Guido Lemos (UFPB), Gustavo Nogueira (SEPLAG), Jacques Sauvé (UFCG), Joabson Nogueira (IFPB), João Azevedo (SERHMACT), Marcos Procópio (SETDE), Percival Henriques (CGI.br), Ruth Avelino (PBTUR), Tatiana Tavares (UFPB) e Renato Feliciano (Turismo).