A indústria da Convergência e a internet das coisas
João Pessoa,
14 e 15 de Dezembro

Assembleia da Paraiba apresenta votos de aplausos a Conferência Brasil-Canadá

A segunda edição da Conferência Brasil-Canadá 3.0 foi destaque no legislativo paraibano, onde o deputado Carlos Batinga (PSC) apresentou, nesta quarta-feira (11), requerimento, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), solicitando a aprovação de um voto de aplauso ao evento, realizado na cidade de João Pessoa, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2013.

O evento foi pelo segundo ano consecutivo, um verdadeiro sucesso. A interação entre o universo acadêmico, empresas e governos, tornou possível o dialogo com estes setores e mostrou para os jovens participantes do evento que é possível, através de uma boa ideia, montar um empresa, e obter sucesso”, justificou, o deputado.

O evento coordenado por Percival Henriques - presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID) reuniu segmentos do governo federal, estadual, canadenses, além de membros da Academia, Sociedade Civil Organizada e da Indústria de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) com o objetivo de mapear os principais desafios e oportunidades que estimulam a economia digital no Brasil.

O evento teve como tema os processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital e diante do sucesso da realização solicito que apresentemos nesta Casa Legislativa nossos Votos de Aplausos”, defendeu Batinga.

Conferência Brasil-Canadá 3.0

A Paraíba no mês de dezembro de 2013 recebeu pela segunda vez consecutiva, a Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0, evento promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Governo do Canadá e Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR).

A nova edição da Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0, contou com a participação de representantes do Governo Federal, Governo do Estado da Paraíba e Governo do Canadá, além de membros da Academia, Sociedade Civil Organizada e Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) destes dois países, para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento e inovação tecnológica no Estado da Paraíba.

Na primeira edição da conferência, no ano passado, o principal objetivo foi sensibilizar os três segmentos para uma atuação articulada, integrada e em total cooperação com as demandas reais da sociedade brasileira, com ênfase na aplicação das TIC. Na atual, a prioridade é mapear os principais desafios e as oportunidades que estimulam a economia digital no Brasil.

Parcerias entre indústria e academia, a preservação da privacidade de dados, os conteúdos educativos digitais, as novas empresas brasileiras, ainda em fase embrionária, com ideias inovadoras (startups), empresas canadenses expondo seus produtos e serviços foram destaques durante os dois dias de evento, que teve como tema nesta edição os “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”.

Para os organizadores do encontro, a importância dos processos criativos é que eles atuam na indústria de convergência digital (integração de mídias para um ambiente único), diferenciando e potencializando seu uso por meio dos processos de inovação. Assim, a produção de conteúdo digital impulsiona novas oportunidades de negócio que surgem da intersecção das áreas de comunicação, computação e artes. A parceria com o Canadá vem sendo desenvolvida no âmbito do Plano de Ação Conjunta Brasil−Canadá na Área de TIC.

Ascom