A indústria da Convergência e a internet das coisas
João Pessoa,
14 e 15 de Dezembro

MEC investe em estratégias para capacitar professores em mídia e conteúdo

Quem também marcou presença na Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0 foi o coordenador geral de mídias e conteúdos digitais do Ministério da Educação, Edgard Rebouças. Ele destacou as estratégias do MEC para capacitar os professores no uso das tecnologias para a educação, sobretudo fora dos ambientes formais.

“Essa participação nossa é mais pra mostrar pros nossos parceiros que dá pra usar nossos conteúdos e divulgar muito mais”, disse.

Ele explicou que está nas premissas principais do Plano Nacional de Educação levar conhecimento pro Brasil inteiro, sair do conceito de escola como lugar formal de educação, e como usar a TV pra isso.

“Essas oficinas servem pra mostrar que podemos usar conteúdos educativos e difundir para os alunos, para as famílias, que não só professores, mas que a população inteira possa acessar e ter a possibilidade de se educar, de se formar por conteúdos que vão estar na internet, na TV, e não ficar só esperando a educação formal, na escola”, destacou.

Rebouças também comentou a distribuição de tablets para os alunos da rede pública de ensino. “Nossa coordenação se ocupa de dar a formação para que os professores saibam usar esses conteúdos. Queremos que os professores saibam usar, não só pra baixar coisas, mas para subir, colocar o depoimento de um aluno, compartilhar uma aula legal que está dando, entre outros usos”, finalizou.

Sobre a conferência - A conferência Brasil-Canadá 3.0 é uma realização do Governo do Estado da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores master a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Governo do Canadá e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR).

Com o título “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”, a Conferência reúne Governo, Pesquisadores e Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento e inovação.

Ascom