A indústria da Convergência e a internet das coisas
João Pessoa,
14 e 15 de Dezembro

Dicionário Br30: Conheça os termos que serão usados na Conferência

Best Startup Pitching - São apresentações muito rápidas e objetivas de startups diante de um júri de experts.

Broadasting - É o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo.

Bugs - Defeito de software

BUSINESS TO BUSINESS (B2B) - Negócios entre empresas, feitos através da Internet, que incluem compra e venda, rastreamento de cargas, troca de informações estratégicas e controle de estoques de empresas.

BUSINESS TO CONSUMER (B2C) - Negócios entre uma empresa e consumidores individuais, feitos através da Internet, que incluem serviços de pós-venda, de promoção  e propaganda prestados aos clientes.

BUSINESS TO EMPLOYEE (B2E) - Os portais B2E constituem uma importante ferramenta para gestão da cultura interna da empresa, agilização de processos administrativos de gestão de pessoal e incremento da qualidade de vida e motivação dos colaboradores.

BUSINESS TO GOVERNMENT (B2G) - O B2G permite a automatização das interações governo - empresas através da Internet, abrangendo e agilizando processos da Administração Pública e Autarquias Locais na resposta a solicitações das empresas.

Campus Party - É o festival mais importante do mundo nas áreas de inovação, criatividade, ciência e entretenimento digital. Nele são tratados os mais diversos temas relacionados à Internet, reunindo um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital.

Cyber Crime - é a palavra dada a uma prática que consiste em fraudar a segurança de computadores ou redes empresariais. Este crime pode ser promovido de diversas maneiras.

CYBERSPACE - Espaço social eletrônico gerado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), onde ocorrem as relações sociais econômicas e culturais que dão lugar à realidade virtual. Permite a criação da sociedade em rede na qual se desenvolvem a economia informacional e a sociedade do conhecimento. Estar conectado (online) e ter acesso à rede é requisito essencial para transitar neste espaço.

Cloud Computing - Ou "computação na nuvem". É a técnica que praticamente elimina a necessidade de processamento de programas dentro do computador, transferindo a tarefa para algum servidor pela internet. Basicamente, utiliza a web para rodar softwares sem instalação no PC - exatamente como os webmails, os correios eletrônicos utilizados pela rede (como o Gmail, Hotmail e Yahoo!). É um recurso ultimamente mais utilizado por empresas, mas promete em breve chegar aos usuários domésticos.

CHIEF EXECUTIVE OFFICER (CEO) - Diretor Executivo: executivo encarregado pela administração geral de uma empresa.

E-Business - Um termo que, no sentido mais amplo, refere-se ao uso da Internet para atividades econômicas. Este termo inclui tanto o comércio eletrônico como outras atividades comerciais que podem ser realizadas através da Internet.

E-Commerce - Termo internacionalmente utilizado para o comércio eletrônico.

E-Teaching - Ensino por meios eletrônicos (como videoconferências, por exemplo)

E-Government - abreviação de governo eletrônico, também conhecido como e-gov, governo digital, o governo on-line, ou governo conectado.

E-Learning - Sistema de ensino à distância que envolve a utilização de uma aplicação especificamente preparada para esta função que permite a interatividade entre o professor e os alunos, facilitando a comunicação, a troca de documentos e também a realização de testes.

ECM – Gerenciamento de Conteúdo Corporativo

Network - Network é um termo globalizado e adotado pelas empresa brasileiras que significa promover competição entre os funcionários onde vencem os melhores. As empresas que aderem ao network permitem a disputa de cargos, por exemplo.

Network Space - É o momento da Conferência Brasil-Canadá 3.0 em que acontecem conversas informais entre os diferentes setores presentes.

Realidade Aumentada - É uma tecnologia bem nova, utilizada atualmente mais para o entretenimento. Trata-se da junção da captação de imagens por uma câmera com a computação gráfica (CGI), inserindo objetos virtuais em filmagens ou fotos reais. Dessa forma, permite-se colocar um boneco virtual em cima de uma mesa real, por exemplo.

Software - Software também é o nome dado ao comportamento exibido pela sequência de instruções a serem seguidas/executadas quando executada em um computador ou máquina semelhante.

SaferNet - associação civil de direito privado, com atuação nacional, referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet.

Startup - É uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras.

Speed Networking - Conversas rápidas de 5 minutos entre startups e investidores/aceleradoras.

TIC - Tecnologia de Informação e Comunicação

Tecnologia disruptiva ou inovação disruptiva é um termo descrevendo a inovação tecnológica, produto, ou serviço, que utiliza uma estratégia "disruptiva", em vez de "revolucionário" ou "evolucionário", para derrubar uma tecnologia existente dominante no mercado.

VoIP - É o serviço de comunicação por voz e vídeo por meio de protocolo de internet (o IP). Famoso pelo software Skype, ele permite ligações telefônicas na web também para linhas convencionais, mas por um preço bem mais barato. É bastante utilizado em empresas com alta demanda de chamadas internacionais por conta da economia.