A indústria da Convergência e a internet das coisas
João Pessoa,
14 e 15 de Dezembro

Pesquisador da Universidade British Columbia debate parcerias entre Academia e Indústria

Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0, em sua edição de 2013, vai oferecer uma oportunidade para continuar as discussões que foram iniciadas no ano passado e promover a colaboração entre os investigadores e a indústria brasileiros e canadenses no setor de mídia digital. Esta é a principal expectativa do professor de Ciência da Computação, Kellogg Booth, da Universidade British Columbia, no Canadá, que participa pela segunda vez do evento na Paraíba.

Segundo Booth, a mídia digital está se tornando uma das forças primárias da sociedade para a discussão de uma série de questões de política cultural para a economia, e também está levantando novas questões sobre como a mídia digital está transformando a economia global. “Todas estas questões têm impacto em todos, por isso é importante envolver o público em geral, e não apenas os especialistas em academia, indústria e governo”, analisa.

Dr. Kellogg S. Booth é Professor de Ciência da Computação e diretor científico de Gráficos, Animação e Novas Mídias do Canadá (GRAND), uma network de Centros de Excelência, financiada pelo governo federal. Ele tem trabalho nos campos de computação gráfica e interação homem-computador desde 1968 como um membro do corpo docente no Departamento de Ciência da Computação na Universidade de Waterloo e, antes disso, como um membro da equipe no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore. Ele recebeu seu B.S. em matemática em 1968 na Caltech, e seu M.A. em 1970 e seu doutorado, em 1975, da Universidade Católica de Berkeley.

O canadense participa do painel “Mobilizing Academic and Industry Partnerships: The Canadian Networks of Centres of Excellence Program”, mediado pela secretária executiva de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Francilene Garcia, e que conta com a participação do pesquisador canadense Sidney Fels.

“Minha participação vai falar sobre o exemplo de como o financiamento do Governo Federal no Canadá está promovendo colaborações mais fortes entre pesquisadores acadêmicos canadenses e parceiros da indústria no setor de mídia digital. Discutiremos tanto como se está promovendo essas parcerias quanto como o Programa de NCE (Rede de Centros de Excelência) promove uma maior colaboração da academia e indústria através de uma série de programas”, explicou.

 

Sobre a Conferência - A conferência Brasil-Canadá 3.0 é uma realização do Governo do Estado da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores master a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Governo do Canadá e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR). A edição deste ano acontecerá mais uma vez na Paraíba nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no polo Cabo Branco, em João Pessoa.

A Conferência reunirá Governo, Pesquisadores e Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento e inovação. O título desta edição será “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”.

Ascom